Os Pilares do E-commerce: Como Planejar Sua Loja Virtual

03/06/2018

O e-commerce, no decorrer dos anos, vem se firmando cada vez mais como uma das principais fontes de receita do comércio mundial. Seu papel no sucesso de inúmeros negócios de diversos segmentos já é inegável. Qualquer empreendedor que busque inserir sua empresa no cenário atual do comércio, deve estar atento e preparado para criar um e- commerce notável e bem sucedido.

Para termos um parâmetro da importância do mesmo aqui em território brasileiro, basta observar os números que seguem uma crescente, ultrapassando as vendas físicas no comércio tradicional. Mesmo em tempos de crise econômica no país, o crescimento do e- commerce em 2017 foi de 12% em relação a 2016, e o faturamento ficou por volta de R$ 59,9 bilhões, de acordo com matéria publicada no E-commerce News.

E para esse ano de 2018, a projeção de crescimento é de 15%, com faturamento que pode bater a casa dos 69 bilhões!

Com esse crescimento contínuo não é de se surpreender que as empresas estejam gerando esforços para melhorar suas lojas virtuais e todas vertentes que auxiliam a mesma. Afinal, um e-commerce preparado durante um ano que crise, pode ser o diferencial entre sua empresa conseguir uma receita positiva, fora do padrão desrescente que nosso país infelizmente vem seguindo nos últimos anos.

Já que já foi entendida a importância do e-commerce, falemos então sobre os pilares que possibilitam que ele exista e como utilizá-los para o sucesso do seu negócio!


PLANEJAMENTO

O planejamento é a primeira e mais importante etapa da criação de seu e-commerce.

Através de um planejamento consciente e focado, os próximos passos da sua loja virtual serão certeiros.

O ideal é elaborar um bom Plano de Negócios, para poder identificar as melhores oportunidades no mercado, definir bem o público-alvo, a verba que será investida, a estrutura e os fornecedores necessários para seu negócio online ser bem sucedido, conhecendo e mitigando os possíveis riscos do negócio.

Além disso, é fundamental definir os objetivos e metas de sua ação empreendedora no universo online, o que possibilitará a mensuração dos resultados.

Essa etapa é de extrema importância. Como o comércio online é bem complexo, é aconselhável que o planejamento do e-commerce seja acompanhado por um profissional já experiente nessa vertente do mercado, diminuindo os riscos e possibilitando a definição de expectativas possíveis.


PLATAFORMA

Entrar no universo online pode ser um pouco assustador para o comerciante acostumado com o contato ao vivo e com as antigas formas de se conquistar uma venda. Muitos não confiam em páginas, aplicativos e outras formas de compras online.

Alguns comerciantes livres arriscam-se e usam páginas como Mercado Livre e eBay, porém esses serviços cobram taxas que o empreendedor online não pode se dar ao luxo de arcar, além de promover as grandes marcas e não seu negócio em si.

O empreendedor online precisa de um local confiável e lucrativo!

Exatamente por isso, encontrar o local certo para garantir a presença online de sua empresa é essencial. Selecionar uma plataforma própria para o e-commerce, evita taxas, problemas com a compra e possibilita o contato com seus possíveis clientes.

Ao escolher, veja a plataforma que ofereça um template que seja a cara da sua marca! A maioria delas tem mutas opções. Além disso, funcionalidades como um bom menu, boa visibilidade dos seus produtos, bom SEO (search engine optimization), possibilidade de se ter materiais como um blog, chat e etc., são fatores que você deve levar em conta na hora de escolher a melhor plataforma para sua empresa!


ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning), traduzido para Sistema de Gestão Empresarial, é um sistema necessário para que sua empresa possa se manter organizada.

Com ele, você terá uma visão estratégica mais detalhada das vertentes de sua operação, garantindo informações valiosas para trazer otimizações nos locais certos e inovações como um todo.

O ERP possibilita ainda o controle de prazos, verifica suas entregas e sua produtividade e dá chance de soluções imediatas a possíveis crises.

É o tipo de sistema certo para o empreendedor que deseja manter a qualidade em todos os setores, online e offline, de seu e-commerce.


SAC 3.0

Assim como o e-commerce é o futuro do comércio mundial, o SAC 3.0 o acompanha com o futuro do atendimento ao cliente.

No SAC 2.0, a empresa busca trazer uma fluxo de contato maior com os clientes, de forma mais pessoal e em mais canais. Já no SAC 3.0, existe a possibilidade de se conhecer melhor cada um dos consumidores e montar estratégias de comunicação adequadas, com foco nas características dos mesmos.

Imagina ter um e-commerce onde você tenha dados específicos de seus clientes e utilizá- los não apenas para um melhor atendimento, mas também para uma venda mais direta e efetiva? Esse tipo de inovação só é permitida graças ao SAC 3.0.

Alguns comerciantes alegam que o tempo que se perde para realizar esse tipo de SAC não vale a pena, porém, felizmente o atendimento ao cliente segue avançando e existem ferramentas que possibilitam que o SAC 3.0 aconteça de forma mais rápida e precisa.

Pense no seu e-commerce como um canal entre a empresa e o cliente, e não apenas como uma vitrine online para sua marca.


MARKETING DIGITAL

O e-commerce deve utilizar todas as possibilidades que o universo online oferece para seu sucesso, sendo o Marketing Digital um dos principais e mais importantes aliados!

É necessário garantir que sua loja virtual seja conhecida em um mercado tão competitivo, e o marketing online oferece ferramentas importantes para isso, como por exemplo:

- Gerenciamento de mídias sociais: além do fortalecimento da marca, através das mídias sociais o empreendedor online pode garantir a visibilidade necessária de seus produtos e/ou serviços em um local onde seus clientes estão conectados durante todo o dia.

- Landing pages e geração de conteúdo relevante: ao se criar landing pages com conteúdos relevantes, um banco importante de leads pode ser gerado, o que faz toda diferença na hora de disparar promoções e novidades focadas e certeiras.

- E-mail marketing: no tópico anterior falamos de “disparar” e-mails divulgando seus produtos e/ou serviços para uma base de leads selecionada e que converse com sua marca e isso pode fazer grande diferença na sua receita do fim do mês. Entretanto, é necessário utilizar uma ferramenta correta para disparar essas mensagens e mensurar os resultados.

Essas são apenas algumas das possibilidades que o Marketing Digital traz para o universo online. Um empreendedor digital preparado sabe associar sua marca a um bom planejamento de atuação online para que ambos - em credibilidade e vendas - decolem!

Esses são os 5 pilares do e-commerce para que o empreendedor online alcance o desejado destaque no mercado virtual para sua marca e sua loja online!

E agora vai uma dica bônus! Caso queira saber mais sobre esses 5 pilares e muitas outras questões que envolvem presença online e e-commerce, fique ligado no MeetUp Rio! Um ciclo de encontros de empreendedores online que abordará temas relevantes e imprescindíveis para quem quer estar preparado para os principais momentos de venda online do ano.

Dê uma olhada no nosso post “O que é e Para Que Serve um MeetUp? Conheça o MeetUp Rio: o encontro de empreendedores do Rio de Janeiro” e descubra mais sobre esse encontro que pode marcar sua história como empreendedor.