Black Friday: Onde Surgiu, Qual seu Impacto e 5 Dicas Para o Empreendedor faturar nesse período!

03/06/2018

Todo comerciante, online ou não, busca datas e períodos essenciais no ano para alavancar suas vendas. E, hoje em dia, não existe período mais lucrativo que ela: a Black Friday.

A Black Friday é a sexta-feira mais aguardada do ano para qualquer comerciante do mundo! A baixa dos preços em grande escala faz com que as vendas cresçam de maneira abrupta trazendo grandes lucros para os comércios mundialmente.

E esse fator não é apenas em comércios de lojas físicas, o e-commerce nos últimos anos vem figurando como uma das principais fontes de receita da Black Friday! Mas já vamos chegar lá... antes, você sabe de onde veio a Black Friday?


A Origem

Não se sabe ao certo de onde surgiu a maior sexta-feira para compras do mundo, porém, muitas teorias apontam que seu primeiro uso não estava se referindo ao principal dia para as compras de natal, e sim para classificar uma crise econômica ocorrida na sexta-feira, 24 de setembro de 1869.

Nessa data, dois bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, ao fracassarem na tentativa de conseguir grandes lucros, fazem com que o mercado “quebre”, trazendo assim uma “sexta- feira negra” para economia, que curiosamente, hoje é sinônimo de lucro.

Existem ainda outras teorias em relação ao surgimento do termo, porém essa discussão fica para uma outra hora. De imediato, o é importante é saber que a Black Friday é um momento único e oportuno para qualquer bom empreendedor ao redor do mundo.


A Black Friday no E-commerce

Graças ao e-commerce, a data se desprendeu da sexta-feira após a Ação de Graças americana e conquistou do oriente ao ocidente, todos os continentes. Por isso, aqui no Brasil, ter sua loja virtual preparada para a ocasião é imprescindível.

Algumas empresas se preparam durante todo o ano para o esse momento, através de planejamentos internos, workshops externos e até mesmo MeetUps com empreendedores da área (caso queira saber mais do que tratam esses MeetUps, acesse nosso post “O que é e Para Que Serve um MeetUp? Conheça o MeetUp Rio: o encontro de empreendedores do Rio de Janeiro”).

Tudo isso, porque a Black Friday traz impactos significativos à economia em geral. Segundo o E-bit, o crescimento do e-commerce na Black Friday de 2017 em relação a 2016, foi de 10,3%! O faturamento bateu os R$ 2,1 bilhões em 2017! Sendo no ano anterior de R$ 1,9 bilhão.

E para esse ano a previsão é que o faturamento seja ainda maior, já que o e-commerce só vem amadurecendo e ganhando cada vez mais força no mercado graças à ascensão contínua dos smartphones e ao período de tempo cada vez maior que as pessoas passam conectadas.

O e-commerce na Black Friday se tornou uma chave importante e que não deve ser ignorada pelos empreendedores que desejam destacar sua marca no período. Não ter sua empresa online no momento conectado que estamos vivendo é quase um afronta ao seu próprio negócio!


5 Dicas Para Seu E-commerce Mandar Bem na Black Friday

Que o e-commerce é o futuro do comércio mundial nós já sabemos. O que precisamos saber é como prepará-lo da melhor maneira possível passa a ocasião, aproveitando todos os artifícios que o comercio online pode oferecer.

É necessário ficar atento aos detalhes que vão além da qualidade do produto ou o desempenho do serviço em si: como a competição online é muito grande, estratégias tornam- se mais que necessárias, principalmente no período da Black Friday, quando se tornam essenciais para se ter sucesso.

Agora vamos dar 5 dicas para que seu e-commerce esteja preparado para faturar na melhor data do comércio no ano!


OS DESCONTOS DA BLACK FRIDAY O motivo principal do grande sucesso da Black Friday é o fato de que, durante ela, todos conseguem fazer compras, inclusive as de Natal, com descontos diferenciados.

Porém, para os empresários, é necessário ter uma organização interna sobre esses descontos, buscando a melhor maneira de favorecer seus clientes! As empresas que aproveitam o período para dar falsos descontos aos clientes tem encarado consequências severas depois desse período. Fuja dessa cilada!

Para facilitar a vida dos empresários, é interessante criar uma categoria especial no e- commerce para a Black Friday, onde os clientes poderão encontrar as ofertas reunidas.

E outra dica é sempre deixar um gancho, como cupons de desconto e brindes para que o cliente permaneça fiel ao seu e-commerce mesmo depois da Black Friday!


MANUTENÇÃO DO SITE Agora atenção: o período da Black Friday pode trazer uma demanda inimaginável para sua empresa! Dobrar ou triplicar o número de acessos em sua loja virtual seria incrível, certo?

Claro que sim! Porém, sua loja virtual precisa ter uma infraestrutura condizente com o período para suportar todos esses acessos... já pensou nisso?

Busque informações para ter certeza que a plataforma que você está utilizando é de qualidade e transmite a assistência necessária para seu cliente.

Caso conte com uma equipe de TI, garanta que durante os picos de acesso o site se mantenha estável.

É importante ter em mente que apenas um erro de infraestrutura pode ser o diferencial entre uma compra realizada e uma desistência.


PREPARE-SE PARA O MOBILE Como foi dito antes, os smartphones ocupam cada vez mais tempo no nosso dia a dia, e isso sem dúvidas inclui nossas buscas e tentativas de compras online.

Por isso, independente do segmento de sua empresa, é necessário pensar no mobile como grande fonte dos acessos para sua loja virtual.

Criar uma loja virtual no formato RESPONSIVO, ou seja, um e-commerce que se adapte ao formato do smartphone é uma ótima maneira de facilitar a navegação de seu cliente, e consequentemente, a venda.

Segundo Pedro Guasti, CEO da E-bit, o comércio eletrônico realizado através de um dispositivo móbile representou 30% do número de pedidos e foi 26,5% do volume financeiro total de compras realizadas na Black Friday de 2017. Crescimento de mais de 41,5% comparado a 2016!

Levando em consideração tudo isso, ter um e-commerce responsivo é de extrema importância no mercado online atual! Poderíamos até dizer que é um fator crucial.


AÇÕES DE MARKETING DIGITAL Porém, com a grande concorrência hoje em dia, apenas um e-commerce bem estruturado já não é mais suficiente. Como dito antes, o fato de estarmos comercializando produtos e/ou serviços online permite que se possa usar muitos artifícios desse universo para levar ao público certo informações sobre sua empresa, seus produtos e/ou serviços, conquistando novos clientes e fidelizando-os. E como fazemos isso? Através do Marketing Digital.

Boas estratégias de Marketing Digital são muito importantes para o sucesso de seu e- commerce, especialmente no período da Black Friday!

Por exemplo, um bom gerenciamento de mídias sociais pode dar credibilidade a sua marca e trazer muitos clientes em potencial. Invista numa equipe boa e antenada!

Outras ações essenciais são a criação de conteúdos relevantes, uso de landing pages, envio de e-mail marketings e trabalhos intensivos de SEO.

O marketing digital bem feito é decisivo para o sucesso do seu e-commerce!


OPERAÇÃO DURANTE A BLACK FRIDAY Para que o seu online esteja todo correto para o período da Black Friday, é necessário que os serviços offline também estejam em ordem! Somente assim tudo correrá bem. Ou seja:

- Tenha ciência de como está o andamento da sua produção. Se necessário, contate seu fornecedor para garantir que tudo estará certinho para a Black Friday! Não venda o que você não tem em estoque! Lembre-se que MUITAS empresas estarão vendendo o mesmo produto e que normalmente os estoques dos fornecedores ficam zerados no período seguinte ao Black Friday, o que poderá atrasar, e muito, suas entregas, gerando insatisfação, cancelamentos e muitos transtornos com seus clientes.

- Oriente da melhor maneira os funcionários no geral e principalmente os que focam em atendimento. Nesse período, os contatos se multiplicam e o quanto antes sua equipe responder, maior a probabilidade da venda! Seja online ou offline, é importante instruí-los da melhor maneira para que todas as dúvidas sejam tiradas e nenhum mal entendido atrapalhe seu sucesso!

- As funções de entrega e pagamento também devem ser revistas devido a alta demanda do período! Reveja os prazos e custos para não sair no prejuízo ou gerar um problema ou insatisfação junto ao cliente.

Essas foram nossas dicas iniciais para que você empreendedor tenha um e-commerce preparado para o período mais esperado do ano, a Black Friday! Não se esqueça que o universo online é o futuro do comércio mundial, e que estar preparado para seus desafios é o diferencial entre o sucesso e o fracasso de sua empresa.

Porém, como esse período é tão concorrido, existem muitas outras ações online que podem ser feitas para que seu e-commerce seja destaque nesse dia específico e em outros períodos sazonais.

Caso queira ficar por dentro de todas elas nossa DICA BÔNUS é: não deixe de conferir nosso MeetUp Rio! Um ciclo de encontros para empreendedores da cidade terem contato com profissionais especializados e estudiosos do mercado online, que abordará todos os pontos estratégicos do ecossistema de um e-commerce, deixando-os preparados para de fato arrasar durante a Black Friday e o Natal!

Não fique de fora dessa. O MeetUp Rio é o caminho para que sua marca e seu e-commerce sejam referência no segmento e que as vendas decolem!

Conheça mais sobre o MeetUp Rio no nosso post “O que é e Para Que Serve um MeetUp? Conheça o MeetUp Rio: o encontro de empreendedores do Rio de Janeiro”.